Cheat.sh: Seu Guia Rápido para comandos Linux, um man com esteróides

Sobre a ferramenta cheat.sh

O cheat.sh é uma ferramenta de consulta rápida para programadores, sysadmins e/ou SRE’s, oferecendo exemplos de comandos Linux, códigos e explicações sobre o que cada um deles faz exatamente.

Uso básico

Ele pode ser usado desta maneira:

curl cheat.sh/comando

Exemplo:

curl cheat.sh/curl

Resultado esperado:

Podem ser verificados diversos comandos, como tar, curl, rsync, tr, entre outros comandos UNIX/Linux para os quais você deseja obter dicas.

Para obter dicas para um comando UNIX/Linux via linha de comando, consulte o serviço usando curl ou qualquer outro cliente HTTP/HTTPS especificando o nome do comando na consulta:

    curl cheat.sh/tar
    curl cht.sh/curl
    curl https://cheat.sh/rsync
    curl https://cht.sh/tr

Linguagens de programação

Também é possível utilizar o cheat.sh para auxiliar com linguagens de programação.

As dicas da linguagem de programação estão localizadas em namespaces especiais dedicados a elas:

    curl cht.sh/go/Pointers
    curl cht.sh/scala/Functions
    curl cht.sh/python/lambda

Para obter a lista de dicas de linguagens de programação disponíveis, use a consulta especial :list:

    curl cht.sh/go/:list

Quase todas as linguagens de programação possuem uma página especial chamada :learn que descreve os fundamentos da linguagem (que é um mapeamento direto do projeto “Aprenda X em Y”). Pode ser um bom ponto de partida se você acabou de começar a aprender uma linguagem de programação.

Se não houver nenhuma página de dicas para uma consulta de linguagem de programação (e quase sempre é o caso), ela será gerada instantaneamente, com base nas dicas e respostas disponíveis no StackOverflow. Claro, não há garantia de que a folha de dicas devolvida será um sucesso de 100%, mas quase sempre é exatamente o que você está procurando.

Experimente estas(e as suas próprias) perguntas para ter uma ideia de como são as respostas:

    curl cht.sh/go/reverse+a+list
    curl cht.sh/python/random+list+elements
    curl cht.sh/js/parse+json
    curl cht.sh/lua/merge+tables
    curl cht.sh/clojure/variadic+function

Linguagens

cheat.sh usage

Modo Stealth

Ser completamente despercebido é uma das propriedades mais importantes de qualquer cola.

O cheat.sh pode ser usado de forma completamente despercebida também. O cliente do cheat.sh, cht.sh, possui um modo especial, chamado modo stealth. Usando isso, você nem precisa tocar no teclado para abrir uma cola.

Neste modo, assim que você seleciona algum texto com o mouse (e assim adicionando-o ao buffer de seleção do Sistema X Window ou à área de transferência), ele é usado como uma string de consulta para o cheat.sh, e a cola correspondente é automaticamente mostrada.

Vamos imaginar que você está tendo uma entrevista online, onde seu entrevistador faz algumas perguntas usando um documento compartilhado (digamos Google Docs) e você deve escrever suas respostas de codificação lá (também é possível que você digite as perguntas por conta própria, apenas para mostrar ao entrevistador que você ouviu direito).

Ao usar o modo stealth do cht.sh, a única coisa que você precisa fazer para ver uma cola para alguma pergunta é selecionar a pergunta usando o mouse. Se você não quiser nenhum texto nas respostas e a única coisa que você precisa é código, use a opção Q ao iniciar o modo stealth:

Autor

Página do projeto:

Repositório

Maiores detalhes podem ser verificados no repositório do projeto:

https://github.com/chubin/cheat.sh

Fernando Müller Junior
Fernando Müller Junior

Eu sou o Fernando Müller, um Tech Lead SRE com 16 anos de experiência em TI, atualmente eu trabalho na Appmax, uma fintech localizada no Brasil. Apaixonado por trabalhar com arquiteturas e aplicações Cloud Native, ferramentas Open Source e tudo que existe no mundo SRE, sempre procurando se desenvolver e aprender constantemente(Lifelong learning), atuando em projetos inovadores!

Artigos: 28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *