DevOps Mind
Cheat.sh: lista comandos linux terminal, códigos de programação, um man com esteróides
O cheat.sh é uma ferramenta de consulta rápida para programadores, sysadmins e/ou DevOps/SRE’s, oferecendo exemplos de comandos Linux(lista comandos linux terminal), códigos de diversas linguagens de programação e explicações sobre o que cada um deles faz exatamente.
Tópicos
Uso básico
Ele pode ser usado desta maneira, seguindo esta sintaxe:
curl cheat.sh/comando
Exemplo:
curl cheat.sh/curlResultado esperado:

Podem ser verificados diversos comandos, como tar, curl, rsync, tr, entre outros comandos UNIX/Linux para os quais você deseja obter dicas.
Para obter dicas para um comando UNIX/Linux via linha de comando, consulte o serviço usando curl ou qualquer outro cliente HTTP/HTTPS especificando o nome do comando na consulta:
curl cheat.sh/tar
curl cht.sh/curl
curl https://cheat.sh/rsync
curl https://cht.sh/trFerramenta para Programadores – Linguagens de programação
Também é possível utilizar o cheat.sh para auxiliar com linguagens de programação.
Para os programadores, o cheat.sh oferece uma vasta gama de exemplos de código Java e outras linguagens de programação. Você pode encontrar rapidamente a sintaxe correta ou um exemplo de uso que resolve o seu problema atual. Isso economiza tempo e aumenta a eficiência no desenvolvimento de software.
As dicas da linguagem de programação estão localizadas em namespaces especiais dedicados a elas:
curl cht.sh/go/Pointers
curl cht.sh/scala/Functions
curl cht.sh/python/lambda
Para obter a lista de dicas de linguagens de programação disponíveis, use a consulta especial :list:
curl cht.sh/go/:listQuase todas as linguagens de programação possuem uma página especial chamada :learn que descreve os fundamentos da linguagem (que é um mapeamento direto do projeto “Aprenda X em Y”). Pode ser um bom ponto de partida se você acabou de começar a aprender uma linguagem de programação.
Aprendendo Java – Exemplos de código java
Se você está trabalhando com Java, o cheat.sh também oferece suporte:
curl cheat.sh/java/hello_world
curl cheat.sh/java/sort
curl cheat.sh/java/file_io
Um exemplo onde o cheat.sh traz os fundamentos e exemplos essenciais da linguagem Java:
curl cht.sh/java/:learn
Se não houver nenhuma página de dicas para uma consulta de linguagem de programação (e quase sempre é o caso), ela será gerada instantaneamente, com base nas dicas e respostas disponíveis no StackOverflow. Claro, não há garantia de que a folha de dicas devolvida será um sucesso de 100%, mas quase sempre é exatamente o que você está procurando.
Experimente estas(e as suas próprias) perguntas para ter uma ideia de como são as respostas:
curl cht.sh/go/reverse+a+list
curl cht.sh/python/random+list+elements
curl cht.sh/js/parse+json
curl cht.sh/lua/merge+tables
curl cht.sh/clojure/variadic+functionLinguagens
Modo Stealth
Ser completamente despercebido é uma das propriedades mais importantes de qualquer cola.
O cheat.sh pode ser usado de forma completamente despercebida também. O cliente do cheat.sh, cht.sh, possui um modo especial, chamado modo stealth. Usando isso, você nem precisa tocar no teclado para abrir uma cola.
Neste modo, assim que você seleciona algum texto com o mouse (e assim adicionando-o ao buffer de seleção do Sistema X Window ou à área de transferência), ele é usado como uma string de consulta para o cheat.sh, e a cola correspondente é automaticamente mostrada.
Vamos imaginar que você está tendo uma entrevista online, onde seu entrevistador faz algumas perguntas usando um documento compartilhado (digamos Google Docs) e você deve escrever suas respostas de codificação lá (também é possível que você digite as perguntas por conta própria, apenas para mostrar ao entrevistador que você ouviu direito).
Ao usar o modo stealth do cht.sh, a única coisa que você precisa fazer para ver uma cola para alguma pergunta é selecionar a pergunta usando o mouse. Se você não quiser nenhum texto nas respostas e a única coisa que você precisa é código, use a opção Q ao iniciar o modo stealth:

Integração com Outras Ferramentas
Uso com editores de texto
Você pode integrar o cheat.sh com editores de texto como Vim, Emacs e Visual Studio Code. Isso permite que você acesse exemplos de comandos e códigos diretamente do seu ambiente de desenvolvimento, aumentando ainda mais a sua produtividade.
Ferramentas para Sysadmins e DevOps/SREs
Para sysadmins e DevOps/SREs, o cheat.sh pode ser integrado com ferramentas de automação e scripts personalizados. Isso torna a consulta a comandos(lista comandos linux terminal) e exemplos de códigos ainda mais rápida e eficiente, sendo uma ótima opção de ferramenta para devops.
Autor do projeto
Página do projeto:

Repositório do projeto
Maiores detalhes podem ser verificados no repositório do projeto:
https://github.com/chubin/cheat.sh
Considerações Finais
O cheat.sh é uma ferramenta indispensável para programadores, sysadmins e SREs. Ele oferece uma maneira rápida e eficiente de consultar exemplos de comandos Linux, códigos e explicações detalhadas. Incorporando o cheat.sh no seu fluxo de trabalho, você pode aumentar significativamente a sua produtividade e eficiência.
Experimente o cheat.sh hoje e veja como ele pode transformar a maneira como você trabalha com comandos Linux e exemplos de código. Para mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog e explore outras ferramentas de produtividade para programadores e DevOps/SRE.
Quer aprender mais?
Não deixe de se inscrever na nossa newsletter para receber as últimas novidades e dicas sobre DevOps/SRE diretamente no seu e-mail:
Além disso, leia nossos outros posts sobre Linux, para aprender muito mais sobre este S.O. tão importante na nossa área e continuar aprimorando suas habilidades em DevOps.









